O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) ficou em 20º lugar no Ranking dos Governadores que melhor cuidam da Segurança Pública no Brasil. A pesquisa, realizada entre os meses de julho e agosto de 2024, pela AtlasIntel, foi divulgada pela CNN esta semana.
Os mais bem avaliados foram:
1º Ronaldo Caiado (União-GO)
2º Jorginho Mello (PL- SC)
3º Rafael Fonteles (PT-PI)
4º Renato Casagrande (PSB-ES)
5º Marcos Rocha (União-RO)
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) ficou em 7º, Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, em último lugar.
Em situação pior colocada que Rodrigues, está a sua companheira de partido, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que figura em 21º lugar no Raking.
Recentemente, o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, publicou um vídeo onde cita o levantamento da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça, que mostra o estado baiano com 21 organizações criminosas, enquanto Minas Gerais, o segundo colocado, possui 11. “Vocês já pensaram que a Bahia só é líder em coisas negativas? Estado mais violento e com o pior índice de desemprego do Brasil e na zona de rebaixamento da educação pública. Agora, mais uma estatística confirma essa triste realidade: somos o estado que tem mais facções em todo o Brasil, com 21″, disse Neto.
Depois da alfinetada do ex-prefeito de Salvador, Jerônimo respondeu: “ele precisa sair da casinha dele para ver o que o governo faz de positivo em Salvador; uma hora dessa eu o encontro pra conversar com ele.”
A Bahia tem em seu desfavor, o triste dado de ter sete das suas cidades entre as 10 mais violentas do país, segundo levantamento do Atlas da Violência 2024, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) junto ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública Os dados são de 2022.
Eficiência não tem lado político
De acordo com o cientista político Andrei Roman, a eficiência em segurança pública não é exclusividade de partidos à direita, a exemplo dos governadores do Piauí, Rafael Fonteles, do Partido dos Trabalhadores, que está em segundo lugar na pesquisa. Segundo Roman, em entrevista ao programa GPS da CNN, Fonteles tem se destacado pelo uso de inteligência e a recuperação de celulares roubados no estado.
Outro bem avaliado, que não faz parte da direita, é o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, filiado ao PSB. Ele ocupa o quarto lugar no certame.