Anuncio

Publicidade

E vamos viver um dia a mais na vida este ano! É para isso que servem os anos bissextos!

Por Doris PinheiroEu acho sempre um barato curtir o dia 29 de fevereiro e um ano bissexto. Eu sou assim novidadeira mesmo. E é isso, estamos mais uma vez num ano com mais um dia pra viver. Me diga se isso não é bom? Vamos saber a razão de tudo isso ter começado?

O que define um ano, no nosso calendário civil, é o tempo que a Terra leva para dar uma volta inteira ao redor do Sol, o nosso movimento de translação. Só que esse processo, no calendário solar, não leva exatamente 365 dias. São 365 dias mais seis horas. Por isso foi criado um arredondamento, para facilitar as contas.

Na verdade, o planeta leva cerca de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos para dar a volta completa ao redor do Sol (diferença de 11 minutos e 12 segundos), mas vamos lá de mais seis horas que tá bom. Assim, se juntarmos essas seis horas (ou quase isso) que “sobram” a cada ano, em quatro anos, teremos 24 horas extras (6 + 6 + 6 + 6 = 24). Ou seja: um dia a mais, fixado em 29 de fevereiro.

Você pode até achar que é bobagem fazer essa compensação, mas não ter a cada quatro anos essas “horas extras” traria mais problemas do que se imagina. Aconteceria uma desconexão entre as datas do ano civil e as estações do ano, por exemplo, o que atrapalharia a agricultura e as datas de plantio e colheita. Isso porque dois fatores determinam se é primavera, verão, outono ou inverno em determinado hemisfério: o eixo de inclinação da Terra e a posição do planeta em relação ao Sol. E se as seis horas “extras” de cada ano não fossem corrigidas, nosso calendário começaria a ficar atrasado em relação às quatro estações.

Como surgiu o nosso calendário – Conciliar o calendário lunar (que levava em conta as fases da Lua) com o solar é uma questão muito antiga. No Egito, por exemplo, os povos sabiam que, quando uma estrela ‘X’ aparecia no céu, o rio ficaria cheio e seria uma boa época para plantações. Só que isso acontecia em dias aleatórios. Os egípcios perceberam então que precisavam fazer uma correção no calendário, para sincronizar os fenômenos astronômicos com a vida humana.

Foi assim que, tempos depois, os anos bissextos foram incorporados pelo imperador Júlio César, que governou Roma de 49 a 44 a.C.. Mas nossa organização atual do tempo é baseada no calendário gregoriano, que substituiu o juliano em 1582, por iniciativa do papa Gregório XIII. A nova versão ficou mais precisa e corrigiu atrasos em relação às estações do ano.

Como fica para quem nasce em 29 de fevereiro? Quem nasce neste dia não pode mudar a data na certidão do nascimento, sob o risco de cometer uma falsidade ideológica. Apesar de 29 de fevereiro ser mais episódico que os demais dias do calendário, as pessoas nascidas nesta data devem ter o dia exato na certidão de nascimento, feita a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida por profissional de saúde responsável pelo acompanhamento da gestação, do parto ou do recém-nascido, inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES ou no respectivo Conselho profissional.

E como é que faz para comemorar o aniversário? Os nascidos em 29 de fevereiro podem se sentir como Peter Pan, já que quando atingirem a maioridade aos 18 anos, na verdade terão 72 anos. A pessoa sempre poderá fazer a piadinha de que não envelhece, afinal, só faz aniversário a cada quatro anos. A atriz francesa Michele Morgan, morta aos 96 anos dizia “envelhecer quatro vezes mais devagar que os demais é o primeiro de uma série de golpes de sorte que tive ao longo da minha vida”. Assim como ela, nasceram no dia 29 de fevereiro o compositor italiano Rossini, o ator francês Gerard Darmon, o presidente de Governo espanhol, Pedro Sánchez, o jogador do Barcelona Ferran Torres e o rapper americano Ja Rule.

Bug do ano 2000 – À medida que o novo milênio se aproximava, as preocupações se concentravam em uma grande falha nos sistemas informáticos em 1º de janeiro. Mas, no final, foi o dia 29 de fevereiro daquele ano que causou o susto. Os computadores da polícia caíram temporariamente na Bulgária, assim como os serviços meteorológicos japoneses, o sistema de arquivamento de mensagens da Guarda Costeira dos EUA e o serviço de impostos municipais de Montreal, de acordo com os arquivos da AFP. O sistema de computador dos parquímetros de Paris teve de ser corrigido máquina por máquina, pois não previa o dia 29 de fevereiro de 2000.

Na fronteira dos Estados Unidos com o México, os nascidos em 29 de fevereiro têm direito a uma festa em sua homenagem na localidade de Anthony, Texas, autoproclamada a capital mundial dos anos bissextos desde 1988.

Na Irlanda, o governo pagou em 2004 um prêmio de 100 euros às crianças nascidas nesse dia extra para comemorar o décimo aniversário do Ano Internacional da Família, declarado pela ONU em 1994.
Os irlandeses mantêm também uma tradição que remonta ao século V, que declara 29 de fevereiro como “Dia do Solteiro” ou “Privilégio de Damas”, o dia em que as mulheres podem pedir os homens em casamento. A negativa se pagava com um presente, segundo alguns, ou com uma multa segundo outros. Segundo a interpretação irlandesa do mito, este foi o resultado de um acordo feito entre Santa Brígida e São Patrício.

Na Escócia, diz a lenda que Margarida, Donzela da Noruega e Rainha da Escócia, estabeleceu esta tradição em 1288.
Os mandados de prisão para os julgamentos de bruxaria em Salém foram emitidos pela primeira vez em 29 de fevereiro de 1692.

O jornal La Bougie du Sapeur está disponível exclusivamente nas bancas no dia bissexto. Para garantir que você nunca perca uma edição, você pode assinar o periódico pelo valor de 100 euros por século.
O arcebispo sul-africano Desmond Tutu foi levado sob custódia no Dia Bissexto de 1988, durante um protesto anti-Apartheid na Cidade do Cabo.

O Papa João Paulo II quase morreu em 29 de fevereiro de 1944. Karol Wojtyla, antes de se tornar papa, foi atropelado por um caminhão militar do exército alemão e deixado como morto na estrada. Mais tarde, ele foi transportado para um hospital e claro, sobreviveu.

Existe um coquetel oficial do Dia Bissexto chamado Ano Bissexto, que foi criado em 1928 pelo barman Harry Craddock no Savoy Hotel de Londres. Contém gim, Grand Marnier, vermute doce e suco de limão.

E para celebrar, aqui segue a receita do coquetel

(Faz uma porção)

2 jiggers de gin

1 dose de conhaque com lacre laranja ou licor / triple sec

1 dose de vermute vermelho doce

suco de limão

Enfeite: Lemon Twist (tira de casca de limão, apenas parte amarela; torça um pouco sobre a bebida para liberar um pouco do óleo perfumado no coquetel antes de servi-lo)

Despeje todos os ingredientes sobre o gelo em uma coqueteleira, coe e despeje em copos de coquetel gelados e decore com o toque de limão.

Publicado originalmente em dorispinheiro.com.br

Alba Armas Assistencia Social Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Carnaval 2024 CBF Chuvas Drogas Educação Entorpecentes Estupro Fake News Futebol Gaza Homicídio Israel Juazeiro Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade Mulheres Natal Navegação Nordeste PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro RIo Grande do Sul Rondesp Salvador Saúde Segurança Senado Solidariedade SSPBA STF trânsito Ufba Uruguai

Publicidade