Fundada em 2017, a fintech baiana CashPago tem se destacado nacionalmente com soluções tecnológicas que modernizam e organizam a cadeia do turismo em municípios, oferecendo não apenas segurança ao visitante, mas também eficiência na arrecadação de tributos, como o Imposto Sobre Serviços (ISS).
Em entrevista ao site Comunidade On, o sócio-fundador da empresa, Cristiano Dubba, explicou como a empresa evoluiu de um braço financeiro interno de um grupo empresarial para se tornar referência em tecnologia aplicada ao turismo. “A CashPago nasceu para resolver problemas reais. O turismo movimenta muitos recursos, mas ainda é extremamente desestruturado. Vimos nisso uma oportunidade de impactar positivamente municípios que sofrem para fiscalizar e arrecadar impostos dessa cadeia”, afirmou.

O exemplo mais notável vem do município de Cairu (BA), onde está localizado o famoso Morro de São Paulo. A plataforma desenvolvida pela CashPago — que opera sob a marca Viva, como no case Viva Salvador — organiza toda a estrutura de venda de passeios turísticos, do cadastro dos prestadores de serviço à emissão de vouchers digitais com seguro incluso, tudo rastreável em tempo real pelas autoridades locais.
“Antes, o município praticamente não arrecadava ISS sobre esses serviços. Hoje, de 20 a 25% da arrecadação do turismo vem da nossa plataforma”, pontua Dubba. “Isso porque o sistema permite que a prefeitura saiba exatamente quantos passeios são realizados, por quem, com quais equipamentos, e quem são os turistas.”
Além da arrecadação, a inteligência de dados oferecida pela CashPago é um diferencial decisivo para o planejamento estratégico do turismo local. A plataforma entrega informações como procedência do turista, tempo de permanência, faixa etária, gênero, tipos de passeio realizados e muito mais. “Isso permite que a gestão pública melhore sua comunicação, atraia novos empreendimentos e prepare melhor a cidade para receber o visitante”, destaca Dubba.
Outro fator que impressiona é a capacidade de monitoramento em tempo real dos passeios marítimos. Em caso de desaparecimento de embarcações, por exemplo, a prefeitura ou a Marinha já sabem exatamente quantas pessoas estavam a bordo, com detalhes como idade, gênero e condição física — uma revolução em segurança turística.
A CashPago é hoje considerada uma das principais soluções tecnológicas de turismo inteligente no Brasil, com potencial para ser replicada em todo o território nacional. A empresa não apenas oferece ferramentas de arrecadação, mas transforma dados em estratégia e leva transparência a um setor que, até então, operava muitas vezes na informalidade.
“O futuro do turismo passa pela tecnologia. E estamos prontos para ajudar mais cidades a alcançarem esse novo patamar de gestão e arrecadação”, conclui Cristiano Dubba.